Nenhum dos vencedores levou o troféu em mais de uma categoria.Titãs receberam homenagem surpresa na 17ª edição da premiação.
Foi de maneira democrática e equilibrada que aconteceu a distribuição de troféus durante o 17º Prêmio Multishow de Música Brasileira, realizado na noite desta terça-feira (24), na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Simplesmente nenhum dos 12 vencedores se deu bem em mais de uma categoria.
Apresentada por Fernanda Torres e Bruno Mazzeo, a cerimônia também se caracterizou pelo reconhecimento a artistas de diferentes gerações, como a vencedora na categoria Melhor Álbum, a estreante Maria Gadú; e o vocalista do Skank, Samuel Rosa, eleito o Melhor Cantor.
A primeira fase da votação aconteceu entre 22 de janeiro e 14 de junho, quando o público pôde indicar nomes que queria ver concorrendo ao prêmio. Os 10 primeiros mais votados de cada categoria passaram para a segunda fase, que aconteceu entre 15 de junho e a meia-noite de 23 de agosto. Toda a votação foi feita pela internet e, segundo os organizadores, foram contabilizados na segunda fase mais de 30 milhões de votos.
Única categoria que manteve a escolha aberta até o momento da entrega do prêmio foi a de Melhor Grupo, ganho pela Banda Cine. O grupo paulistano concorria com nomes como NXZero, Skank e Titãs.
A novidade deste ano foi a criação da categoria Sertanejo. Foi vencida pela dupla Victor e Leo, que lembrou o preconceito a que o gênero ainda enfrenta. "Dentro de um espaço longo de tempo, comentou-se sobre as vertentes sertanejas tidas por muitos como algo chulo. Acho que, em todos os estilos, o que cabe é a essência", disse Victor.
E nem mesmo nomes como a cantora Pitty e a banda NXZero, com três ou mais indicações, conseguiram colecionar mais de um prêmio. A baiana levou na categoria Melhor DVD; e o grupo liderado por Di Ferrero ganhou Melhor Clipe, com a música "Espero a minha vez".
Oo momento "conscientização" da noite ficou com Ana Carolina. Ganhadora do troféu de Melhor Cantora, lembrou das eleições que se aproximam e pediu seriedade aos políticos com relação ao trabalho artístico.
"Daqui a pouco o Brasil vai estar prestes a redefinir o seu panorama político. E eu queria pedir aos candidatos que respeitem o nosso mercado e respeitem os nossos direitos autorais", declarou.
As piadas, aliás, foram o forte da dupla que pontuou com muito deboche e bom humor a entrega dos prêmios. Entretanto, a dinâmica da cerimônia deixou os apresentadores um tanto perdidos em alguns momentos. No lugar de anunciar Luan Santana na categoria Revelação, Fernanda acabou chamando a banda Móveis Coloniais de Acaju, que levaria o prêmio Experimente logo em seguida.
Mais tarde, durante a apresentação do vencedor na categoria Melhor Show, uma mensagem de agradecimento da vencedora Ivete Sangalo foi exibida no telão. Ela está em Nova York para um show no Madison Square Garden e não pôde comparecer ao evento, mas anunciou que um representante de sua banda buscaria o troféu em seu nome. Fernanda se precipitou e chamou os próximos apresentadores ignorando a presença de Letieres Leite, saxofonista que toca com a baiana.
Bruno Mazzeo também se atrapalhou ao perceber que Claudia Leitte e a dupla Victor e Leo não estavam prontos para o número musical que acabara de anunciar. Foi preciso improvisar um rápido stand-up de comédia até que os cantores pudessem aparecer.
O grupo feminino começou a tocar ainda sem a presença de Gadú no palco, o que tornou a introdução de "Marvin" quilométrica. Mas nada que estragasse a alegria dos veteranos rockeiros.
"Estamos muito emocionados. Quero agradecer muito esta homenagem e estendê-la a todos os companheiro e ex-Titãs Nando (Reis), Arnaldo (Antunes), Marcelo (Fromer), Charles (Gavin) e a todo mundo que deu sangue, suor e lágrimas para construir isso aqui", agradeceu o guitarrista Tonny Bellotto.
"A gente deseja que todas as bandas iniciantes cheguem a este momento e possam receber algo tão bacana como esta homenagem. E a melhor maneira de retribuir é tocar a saideira para vocês", completou Paulo Miklos, pouco antes do grupo executar "Sonífera ilha".
A festa também teve outros números musicais. A cantora Claudia Leitte e a dupla sertaneja Victor & Leo fundiram "Pais e filhos", da Legião Urbana, com "Stand by me", sucesso de Ben E. King; a banda Cine e Lu Alone também aderiram ao "dois em um" com "A usurpadora" e "I love rock 'n' roll", que virou hit com a banda Joan and The Jets; Caetano Veloso e Maria Gadú atacaram de "Rapte-me, camaleoa", numa versão acústica da canção composta pelo compositor baiano; e a banda Copacabana Club, representante da cena independente brasileira, subiu ao palco para tocar a música “Just do it”.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário